Imposto de Renda

Receita Federal abre nesta segunda-feira, 23 de dezembro, consulta ao lote residual de restituição do IRPF

A Receita Federal anunciou que, a partir das 10 horas de segunda-feira, 23 de dezembro de 2024, estará disponível para consulta o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de dezembro. O crédito bancário será realizado no dia 30 de dezembro de 2024.

Como consultar a restituição:

Para verificar se sua restituição está disponível, acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”, seguido de “Consultar a Restituição”. Essa página oferece orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração por meio do extrato de processamento acessado no e-CAC.

Se houver alguma pendência na declaração, é possível retificá-la para corrigir eventuais informações equivocadas.

Aplicativo e segurança:

A Receita disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar diretamente informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.

Site para contador Site para contador

O pagamento da restituição será efetuado na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda, seja de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o crédito não seja realizado, por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Reagendamento de crédito:

Nessa situação, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Ao utilizar esse serviço, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.

Restituição não resgatada:

Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de um ano, deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Para mais informações, acesse o Portal de Serviços Digitais da Receita Federal.

Site para contador Site para contador
Site para contador Site para contador

Roberta

Com mais de 20 anos de experiência no jornalismo, profissional formada e especializada na cobertura de notícias voltadas para o setor contábil. E com uma trajetória é marcada pela dedicação em oferecer conteúdo preciso e relevante para contadores, sempre acompanhando de perto as mudanças e tendências que impactam o mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo