Receita Federal convoca 1.217 novos auditores e analistas para reforçar atendimento e inteligência fiscal
Convocação representa o maior investimento em pessoal em mais de uma década, fortalecendo a atuação na conformidade tributária e na proteção das fronteiras brasileiras.
O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, juntamente com outros representantes, anunciou a convocação de todos os aprovados no último concurso para auditores e analistas fiscais, totalizando 1.217 novos agentes. Esse reforço, que representa um aumento de quase 10% no efetivo, será destinado principalmente ao atendimento e orientação aos contribuintes, além de fortalecer a inteligência fiscal e a proteção das fronteiras. Este é o maior investimento em pessoal em mais de uma década, com o último concurso realizado em 2014.
Além disso, a Receita Federal está investindo em infraestrutura, com um aporte recorde de mais de R$ 400 milhões em aquisições estratégicas, incluindo a primeira aeronave própria da Receita para ações de inteligência e repressão, drones e novos equipamentos de segurança. O plano de investimento também prevê a compra de novas lanchas e aeronaves de menor porte para reforçar a estratégia nacional de fiscalização e controle.
Esses esforços seguem a diretriz do ministro Fernando Haddad de fortalecer a Receita Federal, reconhecendo-a como uma instituição essencial para o desenvolvimento social e econômico do país. Com essa nova estrutura, o órgão busca aprimorar ainda mais o cumprimento das obrigações tributárias e a proteção das fronteiras brasileiras, reafirmando seu compromisso com a conformidade e o desenvolvimento do Brasil.