Imposto de Renda

CFC apresenta sugestões para imposto de renda à Receita Federal

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apresentou sugestões para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) de 2024 em uma reunião com a Receita Federal do Brasil (RFB). Durante o encontro, realizado de forma híbrida, a Comissão Nacional do Imposto de Renda da Pessoa Física do CFC, liderada pelo contador Adriano Marrocos, discutiu melhorias para o sistema, com base em feedbacks de profissionais da contabilidade.

Entre as principais questões abordadas, destacaram-se problemas como o elevado número de contribuintes que não pagaram corretamente o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), levando-os à malha fina, e a falta de precisão em informações fornecidas por bancos, operadoras do mercado mobiliário e planos de saúde. Além disso, foram feitas sugestões para a declaração de 2025, como a notificação para bancos e planos de saúde aprimorarem a transmissão de informações, e uma proposta para simplificar a destinação de recursos para fundos do Idoso e da Criança e do Adolescente.

O CFC também enfatizou a importância de medidas de segurança no acesso aos dados dos contribuintes, recomendando o uso de procuração eletrônica em vez do compartilhamento de senhas do “gov.br”. A reunião contou ainda com a apresentação de 28 sugestões adicionais para aprimorar diversas funcionalidades do sistema de declaração do imposto de renda.

Essas propostas demonstram o compromisso do CFC em tornar o processo de declaração mais eficiente e seguro para os profissionais da contabilidade e os contribuintes.

Fonte: https://cfc.org.br/noticias/cfc-apresenta-sugestoes-para-imposto-de-renda-2024-a-receita-federal/

Roberta

Com mais de 20 anos de experiência no jornalismo, profissional formada e especializada na cobertura de notícias voltadas para o setor contábil. E com uma trajetória é marcada pela dedicação em oferecer conteúdo preciso e relevante para contadores, sempre acompanhando de perto as mudanças e tendências que impactam o mercado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo